Até que ponto fazer uma parceria é bom?

Oi amore e amoras!
Cumprindo minha promessa de linearidade, estou na área e com um assunto que é de interesse para 98% das blogueiras baby's (como eu). Fiz um post expresso para chamar a atenção pra um assunto que tenho visto com certa frequências, Parcerias.
Quem ai nunca ficou babando com as parcerias nada modestas de blogueiras como a Thassinha Naves, Coisas de Diva, Boca Rosa e Just Lia? Arrisco dizer que ter uma parceria é o sonho de todas as blogueiras, independente do ramo que o blog trate. Seja literário, mamãe bebê, moda, make up, tecnologia, culinário. 

                "Existem muitas empresas no mercado e alguma vai aceitar uma parceria comigo"

Olha o erro ai. Quando falamos em parceria isso significa que, a empresa irá dar algo em troca de publicidade no blog. Até ai aparentemente tudo bem. Mas até que ponto a empresa é séria? Até que ponto iremos chegar para agradar a dita empresa? 
Reconheço que existem ótimas empresas no mercado. Mas já pensaram em como o ardor por uma parceria pode ser negativo para o blog? As vezes falar de uma empresa que mal conhecemos pode ser uma grande furada. O sistema de permuta, onde você faz uma postagem divulgando a empresa e recebe um presente depois, acredito ser um dos mais usados. Quando enviam artigos próprios, acho digno. Sabe, acho falta de respeito a empresa exigir uma postagem e depois que a fazemos com todo carinho, ela não se dignar a nos dar a escolha do tal ''presentinho''. 
Isso aconteceu comigo. Fiz uma postagem com todo carinho e que foi elogiada pela empresa. Dai esperava eu que fosse ser convidada a escolher um dos artigos da loja, que fosse próximo,ou do valor que havíamos combinado.  Mas não. Reconheço que depois de ter colocado o post no ar, em 2 dias úteis chegou em minha casa uma caixinha da empresa. Porém, me deparei com artigos que nem ao menos são comercializados pela empresa. Me senti traída. Pois falei da empresa de forma profissional e em troca recebi algo que não fazia meu gosto pessoal. E vejam, meu plano era fazer mais um post falando dos recebidos da empresa, elogiando a qualidade dos artigos. Mas como poderia eu falar de qualidade quando nem tive a oportunidade de testar algo deles? Achei algo negativo para mim e para meu blog, pois dei ênfase em uma empresa que sequer me respeitou.
Nesse prisma, cheguei a conclusão de que se é para ter uma parceria que não me respeita, prefiro eu mesma patrocinar meus posts. Prefiro gastar dinheiro comprando cosméticos para resenhar (aguardem, comprei várias coisas que irei falar nos próximos dias).
Percebam que para mim foi algo negativo e portanto a menos que a empresa seja justa com meu trabalho, eu não irei fazer jabá pra ninguém. Então fica a dica, vamos procurar conhecer antes de firmar uma parceria.
E vocês? Já passaram por isso? Tem alguma experiência negativa? Positiva? Conta pra gente.

Por hoje é isso
beijoka´s gatarada.



Comentários

  1. Realmente isso é algo comum hoje em dia em nosso país, falta de profissionalismo. Assisti outro dia no Globo Repórter o pessoal que fabricam chocolates. Da menor fábrica a maior produtora, todos com muito senso de profissionalismo. Aqui não existe isso. E quando você tem um problema constatado com o produto adquirido, aí é que o bicho pega. Cuidado, jabá só pra empresa certa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade mano. Pior é que a empresa parecia boa. Super organizada e tals, mas nada comprometida.

      Excluir
  2. Eu sinceramente tenho um pouco de medo de sair aceitando qualquer parceria sem ao menos conhecer um pouco da empresa envolvida. Ainda não tenho parceria, meu blog é do ramo de estética, e como você disse, muitas vezes prometem algo e depois não fazem. Parabéns pelo post fantástico. Um beijo.
    Esteticando-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu conhecia um pouco da empresa, mas pelo visto não era bem o que eu esperava que fosse.

      Excluir
  3. Sempre tive dúvidas sobre parceria! Meu blog é bem recente e minha intenção inicialmente não é parcerias e sim mostrar minhas ideias! Porém fui na Beauty Fair e ganhei muita coisa! Então nada mais justo que falar sobre a marca! Se um dia rolar alguma parceria, espero não passar por isso! Gostei das dicas! Obrigada e sucesso amore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada.
      Ahhh sempre estamos sujeitas, pois as empresas nem sempre são 100% sinceras.
      Beijo e boa sorte.

      Excluir
  4. Gostei bastante do ponto, abordado fazer parcerias é muito bom, porem tem que ver realmente se é satisfatório para ambas as partes. Vejo muitas pessoas que confundem parcerias com afiliação.
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que situação chata! Mas sinceramente? Acredito que você deva valorizar seu trabalho, e não fazer esse tipo de parceria onde você fala da empresa e depois ela te envia alguma coisa. O interesse na publicidade é mais deles do que seu, por isso sempre peça para que eles te envie o produto antes, ai você testa e faz o post. Até mesmo porque como você vai indicar uma empresa no seu blog se nunca comprou ou recebeu nada de lá? Cuidado com essas parcerias furadas porque tem mta gente sem vergonha mesmo viu e que gostam de se aproveitar das blogueiras. Se eu fosse você deletava o post que vc fez da empresa rsrsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri
      Pois é, agora eu não faço mais isso. Até porque ou a empresa trabalha nos meus termos ou nada feito. Até porque apesar de eu ganhar, quem precisa de retorno positivo é a empresa. Ahhh eu apaguei a postagem sim.
      Beijo

      Excluir
  6. Até hoje não fiz nenhuma parceria, mais quando eu começar fazer quero prestar bem a atenção nas empresas, porque hoje em dia não é fácil, existe muita empresa com conversa fiada querendo tirar aproveito das blogueiras. Por isso é importante pesquisar sobre a empresa e ve se tem o perfil do blog e o principal é ver se é uma empresa séria.

    Beijos
    www.joyceneves.com

    ResponderExcluir
  7. A maioria das empresas que entram em contato com blogs pequenos, geralmente só querem tirar proveito! Tem que ficar MUITO atenta com isso! Adorei o seu post!

    ResponderExcluir
  8. tenho muitas dúvidas sobre parceria! Meu blog é bem novinho ainda e minha intenção inicialmente não é parcerias e sim mostrar minhas ideias! Se um dia acontecer que ótimo.MAS TENHO MEDO DE ENCONTRAR EMPRESAS ASSIM NO MEU CAMINHO.
    Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do post, eu sou blogueira iniciante e não pensava em alguns pontos que você mencionou. Precisamos valorizar nosso trabalho e firmar parcerias somente se estas forem boas para ambas as partes.

    ResponderExcluir
  10. A grande questão pra muitas pessoas que criam o blog é querer ganhar os presentinhos de graça, independente do que pode acontecer. Eu to começando aos poucos e não vou aceitar uma parceria se eu não puder ser honesta sobre os produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse lance de ganhar presentinhos é o objetivo de 90% das blogueiras iniciantes. O negócio é escrever por amor que o reconhecimento vem.

      Excluir
  11. Já passei por algumas coisas mas graças a Deus até hoje ainda não fui extremamente desrespeitada, tem aquele descaso de algumas empresas mas só.
    Agora, eu super concordo, não podemos sair por ai como doidas atras de tudo que achamos ser legal, já vi muita menina entrando em frias por causa dessa pressa em ter parcerias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que as vezes a tal da parceria parece status, né. Algumas meninas veem isso como ''se eu não tenho parceiro é porque meu blog é ruim''.

      Excluir
  12. Acho isso de parcerias um pouco complicado, ainda mais quando as tais "empresas" ainda exigem um prazo, estipulado por eles, para falarmos sobre o produto. Isso acontece frequentemente entre blogs literários e editoras, claro que não acontece com todas, não estou generalizando. Acredito que a parceria, realmente tem que vir de ambos os lados, uma ajuda entre os dois, não algo "jogado", entende? Vejo tantas pessoas que estão entrando nesse ramo de blog/canal agora e procuram desesperadamente por parcerias, e acho que esse não deveria ser o foco.

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente não há um tempo limite, mas a conbrança por falar que o produto é bom é grande.

      Excluir
  13. Menina que situação ruim heim?
    Eu não tive uma decepção assim, mas já tive de várias maneiras diferentes.
    Vou citar duas hehe
    Uma entrou em contato pelo menu face pedindo meus links, pois queria conhecer. Apenas olhou meus números no Youtube e falou que eu não servia. Acredita? Eu não servia. Fiquei muito triste pela forma dela falar e com certeza jamais indicarei os produtos deles.
    A outra foi uma empresa de películas que faz 1 mês que me enviaram e-mail, dizendo que meus produtos estariam chegando em casa e estou até hoje aqui sem nada.
    Realmente tem empresas que nos acham bobas, não é possível.
    Amei seu post e realmente vai alertar muitas pessoas.
    beijinhus e sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  14. Eu não tive essa experiência ainda, pois todos os meus parceiros são do ramo literário(autores e afins) mas é preciso ter esse cuidado mesmo, existem muitos espertinhos no mundo a fora tentando ganhar algo em cima da gente. Boa sorte nas próximas parcerias. Beijão.

    www.blogdiversamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. As vezes visamos tanto ter uma parceria que esquecemos de pesquisar,pois devemos ver bem antes se realmente vamos falar de produtos que são bons de fato! Pois além de fazer a divulgação e uma afirmação de que estamos a fazer sobre um determinado produto e o nosso nome que usamos..Gostei muito do post e otimo para pessoas como eu que não fechei parcerias para meu blog (fazer so por fazer) e um bom alerta!Vou ver bem antes. bjus

    begemais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes a empresa é boa...mas a proposta não. Por isso é importante analisar.

      Excluir
  16. Realmente tocou em um ponto delicado, mas crucial para o crescimento de qualquer blog. Não podemos fazer parceria por fazer, tem que ser empresas com uma visão próxima a nossa visão pessoal. Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Michele
      Precisamos divulgar isso pra outras meninas, né.

      Excluir
  17. Infelizmente existe muitas empresas antiprofissionais. Minhas parcerias de permuta, só faço depois que recebo e conheço o produto da empresa. Mas também é importante lembrar, que muitas empresas agem dessa forma, devido algumas meninas que aceitam qualquer coisa. Por isso, procuro sempre me posicionar.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  18. Haha, eu tenho um canal literário e recentemente fiz um vídeo exatamente sobre isso. Eu fiz parceria com autores durante algum tempo, o suficiente para saber que eles pouco faziam por mim (alguns nem mesmo compartilhavam as resenhas que eu publicava!). É complicado, e por isso deixei de fazer parcerias do tipo </3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, achava que isso só acontecia com parcerias de cosméticos e afins.

      Excluir
  19. Realmente parceria é uma coisa complicada..
    eu prefiro fazer permuta do que arriscar pedir grana por uma coisa q eu num goste!
    E pior q msm assim a gente corre o risco de não gostar!

    Enfim, é dificil... rs

    Kisses!
    Blog Sem Desperdício!

    ResponderExcluir
  20. Muito interessante seu post para quem busca uma parceria!

    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu te entendo muito bem. Eu já me iludi bastante com isso. E hoje eu tenho poucas e boas parceiras que me respeitam e sempre lembram de mim.
    Amei seu post um tema muito polemico para nós.
    Um super beijo !!!

    ResponderExcluir
  22. Nossa! Que legal da sua parte fazer um post desse tipo.
    Nunca vi nenhuma blogueira falar sobre isso e é muito importante esse seu post.

    ResponderExcluir
  23. muito legal esse post, tem muitas meninas que vão aceitando tudo, e por isso as vezes muitas marcas acham que todas são iguais, vamos nos valorizar..
    bjs
    blog Manias de kellen

    ResponderExcluir
  24. Que situação ruim ne? Eu já passei por umas decepções MARCAS PEDEM ENDEREÇO PRA ENVIAR KIT E NUNCA ENVIARAM, MARCA FALARAM QUE MANDARIAM KIT E MANDARAM SO UM PRODUTO, aí tive que dar de chata e reclamar haha ate pq nem sou obrigada, todos os lados tem que cumprir e tem muita empresa querendo ser a espertinha.

    http://www.glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  25. Sim, já tive experiências negativas e sendo assim, não considero parceria, pois para mim parceria é uma via de mão dupla, todos tem que sair ganhando e se respeitarem.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  26. Realmente tem empresa que nao ale o post e se aproveitam de blog pequeno como o nosso. Creio que se fosse um blog grande o tratamento seria outro. Bjos

    ResponderExcluir
  27. tambem ja passei por isso de varias empresas bem conhecidas por sinal e famosas dizerem q iam mandar midia kit e produtos e nunca mandarem por isso é bom escolher com cuidado quem queremos como parceiros

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novidade polonesa no mercado nacional

Julho na Jambô: Tormenta 20 na reta final e novas pré-vendas!

Crônicas da Hiperatividade- Passos