Profissão, Por quê? - Chef de Cozinha



Olá, meus amoralescosmais amorosos dessa internet! Como vocês estão? Por aqui estamos a todo vapor, e hoje dando sequência ao quadro Profissão, Por Quê? Vamos inovar e trazer um profissional que é capaz de nos dar prazer nos piores momentos da vida. Que nos faz pedir cada vez mais! Calma gente, que mente poluída, vamos falar sobre COMIDA, sim alimentos, coisas gostosinhas, quer saber mais? Vêm comigo (obs.: pode esquecer que não vou te levar pra jantar, brincadeirinha gente, mas se você pagar a gente pode ir).

Chef De Cozinha


Hoje em primeira mão trago o Chef de Cozinha Diogo Oliveira,cozinheiro formado pelo SENAC/PR.


MVPA: Olá Diogo, muito obrigada por ter aceitado dar essa pequena entrevista ao Minha Vida por Acaso, assim como eu, existem diversas pessoas indecisas sobre o que ser ou o que fazer na vida, como você percebeu que seu dom era a culinária? Você procurou maneiras de melhorar sua vocação?

Diogo: Eu aprendi a cozinhar com minha mãe, com doze anos de idade eu já sabia fazer algumas coisas triviais na cozinha. Quando eu fiz dezoito, sempre me disseram pra fazer um curso, pois eu sempre estava inventando algo pra cozinhar. Recebia elogios sobre oque cozinhava e pensava no futuro buscar um curso pra me aperfeiçoar e aprender muito mais sobre gastronomia.
 

MVPA
: Sabemos que o Brasil é um país muito rico culturalmente e com diversos tipos de comida, você optou por algum tipo de culinária focando o gosto dos Curitibanos, já que é onde você reside?

Diogo : Aprendi a gastronomia de vários países, mas sempre foquei na qual eu mais gostava. Cozinha asiática. O curitibano é exigente, então sempre busquei adaptar vários pratos ao paladar local. Temos vários pratos que são patrimônio local gastronômico. Ainda podemos muito mais criar outras coisas, pois temos um insumo muito usado na culinária no inverno. O pinhão. Versátil ele pode ser usado pra doces e salgados.



MPVA: Diogo, você poderia contar de modo singelo como é ser um chef de cozinha e o que envolve escolher essa profissão?

Diogo : Chef de cozinha é um cargo. Comecei como cozinheiro e hoje sou chef de cozinha. Tenho várias responsabilidades a mais pois a cobrança é muito maior para meu lado. Tenho que comandar a cozinha de modo que tudo saia certo e perfeito, fazendo a transição entre cozinha, salão e fornecedores. Para tomar o cargo de chef de cozinha se começa tendo liderança e sabendo que você pode ganhar mais, mas vai trabalhar muito mais.


MVPA: Prometo que já está acabando, sei que além de Chefe de Cozinha, você também badala as noites Curitibanas trabalhando como DJ em diversas casas renomadas de Curitiba, seria hipocrisia de nossa parte não imaginar que essa segunda profissão é um modo de aumentar sua renda, porém você se profissionalizou como DJ ou simplesmente percebeu que tinha vocação para essa profissão também e caiu de cabeça?

Diogo: Comecei a trabalhar como DJ em meados de 2010. Naquela época eu ainda não era chefe de cozinha e nem cozinheiro. Tocava pelo cachê, mas também por prazer e foi se tornando uma vocação com o tempo. Hoje complementa meu salário e é uma segunda profissão. Algo bem diferente do dia oque eu faço a noite. Serve também pra eu poder abstrair da rotina da semana, que é pesada.

MVPA: Hoje, olhando toda sua trajetória, você faria algo diferente?

Diogo: Acho que me especializaria mais, pois almejo ser muito conhecido e ter sucesso.



MVPA: Qual o conselho que você daria para as pessoas que amam passar horas na cozinha, mas tem medo de se especializar na área?

Diogo: Se você gosta muito de cozinhar e gostaria de se profissionalizar, se profissionalize. Conhecimento nunca é demais e garanto que o trabalho é árduo, mas os momentos de trabalho em equipe fazem tudo valer a pena.


Diogo, nós do MVPA agradecemos muito pela sua disposição em ceder essa entrevista para nós, sabemos que decidir o que ser ou o que fazer na vida é muito difícil e não existe nada melhor do que ter um profissional dando sua visão sobre a profissão.
Desejamos-lhe todo o sucesso do mundo.

Amores, vou deixar o IG do Diogo para que vocês possam acompanha-lo e quem sabe o contratar para a realização de um jantar especial ou até mesmo para tocar em sua festa especial?


Como podemos perceber, parece ser uma tendência de mercado os profissionais migrarem para áreas que possam lhe render uma fonte de renda extra. O que é reflexo de um mercado saturado e com alta demanda, acabando por baixar a oferta. Mas é tudo uma questão antropológica e econômica, que não é o objetivo do nosso artigo. Queremos mesmo, é mostrar na prática como é essa profissão e te ajudar a se encontrar no melhor caminho possível. 

E você o que achou dessa entrevista? Também sonha em ser Chefe de Cozinha? Conta pra mim.

Grande beijo, e até a próxima.

Comentários

  1. muito bacana conhecer mais sobre a profissao de chef, está bem em alta por agora né

    ResponderExcluir
  2. Eu achei a tua entrevista muito show e esse quadro do teu blog, não sei se chamo assim, mais show ainda, principalmente sobre profissões. Parabéns pela iniciativa, isso é muito bom pra quem tá em dúvida ainda sobre qual profissão seguir. Beijo
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  3. nossa que top alem de chef é dj, eu gostei desse quadro

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista dele. Mas independente do mercado saturado ou não eu não me imagino fazendo uma coisa que eu não gosto. Eu prefiro ganhar menos e trabalhar fazendo o que eu amo do que escolher uma profissão só porque tá pagando bem atualmente.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista. Podermos fazer o que gostamos é incrível

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito dessa profissão as pessoas acham que é fácil ser chefe de cozinha mas não é não!!!
    Adorei conhecer mais sobre seu entrevistado!

    ResponderExcluir
  7. Aaaaaa o Diogo é AUUUUUUUGEEEEEEEEE!
    Não tive oportunidade de ver ele tocando na noite ( isso não tem duplo sentido viu!)
    Mas já tive o prazer de comer um prato preparado por ele, e gente ele cozinha muito bem, e olha que foi um prato super "simples">
    O Diogo é uma pessoa excelente, um ótimo amigo e um excelente profissional! Super recomendo o trabalho dele!

    E o quadro como sempre, trazendo gente só babadeiro, Minha Vida Por Acaso marcando mais um gol!
    <3

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista, muito legal conhecer mais sobre essa profissão. Eu amo cozinhar, mas acredito que pra ser chef, tem que ter um certo dom né.. Eu vejo dos os programas de culinárias rs. É artístico demais os pratos, um arraso.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a entrevista, admiro muita a profissão de chef de cozinha, as vezes eu me a risco na cozinha rss Ser chef requer equilíbrio e muita dedicação, te que gostar do faz rss

    ResponderExcluir
  10. Chefe de cozinha e DJ arrasou. Meu esposo só cozinha quando está inspirado rs Ah, nunca comi pinhão! Adorei a entrevista =)

    ResponderExcluir
  11. Certamente tem que ter dom, eu detesto cozinhar então to fora kkk , adorei esse cheff dj!

    bjoks nani

    ResponderExcluir
  12. Eu nao sou expert na cozinha nao, faço algumas cagadas rs
    Mas amo comer kk e valorizo qm adora fazer comida

    ResponderExcluir
  13. Profissão de chef está muito na moda, bom que ele é uma pessoa super versátil bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi Paula,

    Eu sou apaixonada por cozinhar, e ultimamente tenho pensado bastante em investir nisso, pois creio que seria algo que iria me trazer felicidade e me fazer bem. Amei conferir essa entrevista com um chef de cozinha, apenas me inspirou mais ainda. Parabéns pelo post!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novidade polonesa no mercado nacional

Julho na Jambô: Tormenta 20 na reta final e novas pré-vendas!

Crônicas da Hiperatividade- Passos